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Institutional Repository of the Lisbon Polytechnic
Recent Submissions
Os figurinos de Helena Reis
Publication . Morais-Alexandre, Paulo; Morais Alexandre, Paulo Jorge
Helena Reis é uma notabilíssima cenógrafa e figurinista portuguesa, tendo uma obra muito extensa e colaborações em espetáculos significativos. É ainda de realçar a sua atividade como pintora, estando representada em várias coleções.
António Casimiro, 91 anos
Publication . Morais-Alexandre, Paulo; Morais Alexandre, Paulo Jorge
António Casimiro é um dos mais relevantes designers de cena portugueses. Tem uma obra extensíssima em várias áreas nomeadamente na cenografia e figurinos, mas também na esfera da pintura e do desenho, com várias exposições realizadas, sendo que a sua obra na esfera da realização plástica do espetáculo abrange Cinema, Teatro, Dança e também Televisão.
Walking Mad: uma viagem entre o riso e o limiar do colapso
Publication . Xavier, Madalena; Companhia Nacional de Bailado
O programa de sala do espetáculo Walking Mad/Cacti da Companhia Nacional de Bailado (CNB), que decorreu entre 19 e 29 de junho de 2025, no Teatro Camões, inclui um texto escrito por Madalena Xavier professora coordenadora da Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa.
"Walking Mad: Uma viagem entre o riso e o limiar do colapso" é um texto sobre a peça coreográfica Walking Mad do coreógrafo sueco Johan Inger.
A tributação de grupos multinacionais no contexto da união europeia
Publication . Gabriel, Sofia; Tormenta, Júlio César
Numa época em que a globalização da economia coloca múltiplos desafios em matéria tributária, por, nomeadamente, ser possível realizar atividades empresariais sem necessariamente existir uma presença física, torna-se desafiante aos Estados combater a evasão fiscal transfronteiriça e manter o equilíbrio na arrecadação dos impostos. Este desafio torna-se ainda mais evidente no caso de grupos de empresas multinacionais, que facilmente tiram vantagem do facto de a legislação em matéria tributária ainda estar muito alicerçada na conexão territorial, por conseguirem transferir de forma artificial os seus lucros para jurisdições de baixa tributação, com o objetivo de minimizar a sua carga fiscal. Após ter sido desenvolvido o Projeto BEPS, que não se mostrou suficiente para a resolução deste desafio, surgiu o Projeto BEPS 2.0. Esta iniciativa deu origem ao Pilar Dois, cujo objetivo é garantir que exista um nível mínimo de tributação para os grupos de empresas multinacionais. No contexto europeu, a Diretiva (UE) 2022/2523 do Conselho, de 15 de dezembro de 2022, prevê a aplicação das regras GloBE do Pilar Dois entre os Estados-Membros da União Europeia. Nesta investigação pretendeu-se compreender o inovador regime de tributação dos grupos de empresas multinacionais, em especial no contexto europeu, que poderá vir a ser um instrumento eficaz no combate ao fenómeno BEPS. Considerando que ainda não existe jurisprudência nesta matéria, é analisado como estudo de caso o «Imposto Especial» Húngaro, cuja jurisprudência do TJUE será certamente muito útil para decisões futuras quando estiver em causa a compatibilidade da Diretiva (UE) 2022/2523 com o direito da União Europeia. A metodologia adotada assenta numa abordagem qualitativa, com um estudo de natureza dedutiva e pesquisa explicativa e exploratória, que privilegia a análise teórica de conteúdo documental sempre conjugada com casos práticos e estudos de caso, a componente prática da investigação.
O que procuro em Cabo Verde e em teatro e comunidade a partir da história biográfica - a minha e a das pessoas que tenho a enorme honra de trabalhar e conhecer
Publication . Figueira, Flávia Gusmão; Rosa, Armando Nascimento
Este relatório descreve o processo criativo do projeto KILHA apresentado on line, em colaboração com o grupo de adultos da formação Kanizade do Centro Cultural do Mindelo. Este processo teve como ponto de partida o meu trabalho artístico, realizado ao longo de dez anos, sobre a biografia real e ficcionada, desde que, em que em 2011, por motivos “meramente” pessoais fui pela primeira vez a Cabo Verde, onde o meu avô nasceu no final do século XIX. Este movimento pessoal transbordou para o profissional e adquire, agora, neste projeto, uma reflexão acerca de técnicas teatrais desenvolvidas a partir da ideia de “biografia em cena”, de questões como a língua materna, a cultura cabo-verdiana, o isolamento, cruzando-as com a relação entre o fazer teatral e a linguagem vídeo. Este relatório contextualiza o projeto e descreve cada um dos seis vídeos KILHA, aos quais atribui, como foco, uma das palavra-chave.